segunda-feira, 9 de julho de 2012

Há cem anos...


No dia 07 de julho de 1912 realizou-se a primeira partida entre Fluminense e Flamengo, com vitória do Fluminense por 3x2. Seria de se esperar, afinal, Fluminense era o campeão do ano anterior, todos os titulares estavam em campo e o Flamengo estava estreando no futebol naquele ano.

Só que dos 11 titulares, 9 estavam no time adversário, em função de desavenças no final de 1911 entre o jogador Alberto Borgheth e o Ground Committee (comissão que avaliava a escalação da equipe que entraria em campo). Borgheth e outros atletas queriam que Oswaldo Gomes, que já foi tema desse blog, fosse substituído por outro mas o Ground Committee não aceitou a pressão dos atletas. Ao perder a queda de braço, ser barrado no time titular e ver o time vencer mesmo assim,  Borgheth convenceu seus colegas a trocarem de time.


No Fluminense, da equipe titular e campeã em 1911, só permaneceram James Calvert e Oswaldo Gomes, pivô da briga que levou à debandada.  Cabe lembrar que foi esse mesmo Oswaldo o autor do primeiro gol da seleção brasileira, 3 anos depois em 1914 no jogo contra o Exeter City. Este mesmo "renegado" por seus ex-colegas, e que permaneceu fiel ao clube, posteriormente foi tricampeão carioca em 1917, 1918 e 1919, jogando todas as partidas.

A vitória do Fluminense no primeiro jogo impediu que o time do Flamengo conquistasse o campeonato estadual em seu primeiro ano pois o Paysandu sagrou-se campeão daquele ano exatamente por dois pontos de diferença, os mesmos dois pontos perdidos neste primeiro Fla x Flu.




Desde então, Fluminense e Flamengo protagonizam a expressão máxima da rivalidade e do antagonismo. Não em função de suas origens já que, na verdade, o futebol do Flamengo é cria do Fluminense, mas pelo que representam um e outro.

O Fluminense é um clube que tem orgulho da qualidade, de sua tradição, de seu protagonismo e seu pioneirismo no futebol. O Fluminense tem orgulho de ser o que foi, o que é e o que será.

O Flamengo é um clube que se orgulha da quantidade, tem desejo de grandeza, de ser o “maior do mundo”, mesmo não sendo, em nenhum critério, seja em títulos, seja em conquistas, seja em torcida.

Ontem, domingo, 08 de julho, Fluminense e Flamengo se encontraram mais uma vez, no Engenhão, em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, quando uma bela festa marcou os 100 anos do Fla x Flu, como é conhecido este confronto.



E, mais uma vez, como aconteceu naquele 7 de julho de 1912 e como costuma acontecer nos confrontos decisivos,  o vencedor foi o Fluminense, com o placar de 1x0. Em partida que valeu mais pela importância da comemoração que pela qualidade do futebol apresentado, Fred fez o gol da vitória e deixou seu nome gravado nas estatísticas do confronto.

Obrigado, Flamengo, quem sabe daqui a 100 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos que o autor do comentário se identifique. Mensagens de usuários anônimos poderão ser retiradas.

A administração do blog se reserva ao direito de moderar comentários ofensivos ou impróprios.

A opinião expressa nos comentários é de responsabilidade de seus autores e não representa a concordância da administração do blog.