sexta-feira, 27 de julho de 2012

Telê Santana, patrimônio tricolor



Aos que dizem que o Fluminense não tem ídolos, dizemos que realmente, o clube não tem ídolos tem heróis. Um deles faria aniversário ontem, dia 26 de julho: Telê Santana.
Telê nasceu em Itabirito, MG, em  1931 e veio para o Rio de Janeiro para tentar jogar em seu time de coração o Fluminense. No teste fez 5 gols contra o Bonsucesso e foi aprovado pelo então Diretor de Futebol do clube, João Coelho Netto o “Preguinho”. Foi campeão de juvenis em 1949 e 1950 e promovido para os profissionais em 1951.
 o "Fio de Esperança"
Recebeu o apelido “Fio de Esperança” a partir do concurso "Dê um slogan para Telê Santana e ganhe 5 mil cruzeiros", realizado pelo Jornal dos Sports, sugerido pelo tricolor Benício Ferreira, e promovido por Mário Filho, para mudar os apelidos que davam até então a Telê: “Fiapo” e “Tarzan das Laranjeiras”.
Terceiro maior artilheiro do clube

Telê é o terceiro jogador que mais atuou pelo Fluminense, com 557 partidas disputadas, tendo marcado 165 gols, atrás apenas de Waldo e Orlando Pingo de Ouro.

Time campeão mundial interclubes

Conquistou como jogador os seguintes títulos, entre os mais importantes:
- Campeonato Carioca de Juvenis: 1949 e 1950
- Torneio Início: 1954 e 1956
- Campeonato Carioca de 1951 e 1959;
- Torneio Rio-São Paulo de 1957 e 1960;
- Campeonato Mundial Interclube - Copa Rio de 1952
No final de sua carreira como jogador, jogando pelo Madureira, chorou após marcar o único gol do time na derrota por 5 a 1 para o Fluminense.
Foi também no Fluminense que começou como técnico dos juvenis e, após ter sido campeão em 1968, passou a dirigir os profissionais. Já em 1969 foi campeão carioca e montou a base do time que foi campeão brasileiro em 1970, tendo dirigido a equipe em 98 partidas no total.
Perguntado sobre qual foi sua maior emoção no futebol, Telê Santana deu a melhor demonstração do que representou o Fluminense em sua vida, ao responder:
- “A minha grande emoção, senti como torcedor, quando, ainda jovem, em São João del Rey, ouvi pelo rádio o gol de Ademir contra o Botafogo, que deu ao Fluminense o título de supercampeão Carioca de 1946”.
Nosso querido Telê faleceu em Belo Horizonte em 21 de abrII de 2006. Fica aqui nossa manifestação de apreço e gratidão pelo exemplo de jogador, técnico e, sobretudo, ser humano, que tivemos a honra de ter representado e amado o Fluminense.

3 comentários:

  1. Telê foi uma combinação perfeita de cérebro e coração a serviço do Fluminense Football Club, sua grande paixão.

    ResponderExcluir
  2. EXEMPLO,EXEMPLO,EXEMPLO,infinitamente EXEMPLO de jogador, tecnico, torcedor, obrigado TELE SANTANA..........

    ResponderExcluir
  3. Ainda menino, houvi pelo rádio o mesmo gol do Ademir que tanto emocionou o Tele e me tornei para toda a eternidade como ele.
    Só após o final da partida fiquei sabendo que me pai também era tricolor.
    Hoje sou amigo do Délio que era o goleiro reserva do Fluminense em 1946 e mora como eu em Icaraí.

    ResponderExcluir

Solicitamos que o autor do comentário se identifique. Mensagens de usuários anônimos poderão ser retiradas.

A administração do blog se reserva ao direito de moderar comentários ofensivos ou impróprios.

A opinião expressa nos comentários é de responsabilidade de seus autores e não representa a concordância da administração do blog.