quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ASSEMBLÉIA GERAL - REFORMA DO ESTATUTO




O Presidente do Fluminense, Peter Siemsen, convocou nesta semana, os sócios devidamente habilitados a participar da Assembléia Geral, que será realizada no dia 10 de novembro para votar a proposta de mudanças no Estatuto do clube.

Trata-se de uma reforma parcial, focada apenas em pontos específicos que a presidência julgou urgentes de serem alterados ou inseridos. A decisão de convocar a Assembléia Geral para votar esta reforma constitui-se numa novidade, posto que, usualmente, o Conselho Deliberativo exercia esta prerrogativa mas, considerando o que dispõe o novo Código Civil Brasileiro e após a contratação de um renomado escritório de advocacia para emitir parecer sobre o assunto, decidiu-se que a Assembléia Geral deveria ser consultada.

A proposta que será colocada em votação foi elaborada por um grupo designado pelo Presidente e posteriormente submetida à apresentação de representantes dos diversos grupos políticos que compõe a base de apoio da atual administração, quando tiveram a oportunidade de conhecer a proposta e apresentar sugestões.
O teor da proposta encontra-se disponível no site do Fluminense, no link:


Basicamente, são propostas alterações em 4 pontos, a saber:

1- CRIAÇÃO DO SÓCIO-FUTEBOL; MODIFICAÇÃO DA CARTA DE DIREITOS DOS SÓCIOS

2- ALTERAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE EXIGIBILIDADE DO PRESIDENTE DO CLUBE

3- REFORMA DAS NORMAS RELATIVAS AOS UNIFORMES

4- REFORMA PARA OTIMIZAR A GESTÃO FINANCEIRA DO CLUBE

Apesar da relevância de todas as propostas apresentadas, o ponto que tem gerado mais atenção é quanto à criação da modalidade Sócio-Futebol e suas características.

Trata-se de uma iniciativa para introduzir uma nova categoria de sócios, voltada a atender ao imenso número de torcedores do Fluminense, cujo interesse é o time de futebol. Este grande segmento de tricolores não possui interesse ou disponibilidade para utilizar as demais dependências do clube, sem deixar, porém de desejar participar do processo de escolha e eleição do Presidente do clube.

Em diversas oportunidades, nesta e em outras gestões, o Fluminense ofereceu pacotes e planos para os torcedores, mas as propostas nunca alcançaram a dimensão desejada e potencial do clube, além de não se ter conseguido fidelizar estes torcedores como sócios. Na contramão, vemos no Brasil e no mundo, diversos clubes com planos de associação de sócios-futebol que alcançam muito sucesso, atraindo dezenas de milhares de pessoas.

A administração do Fluminense disponibilizou no site do clube uma série de respostas às perguntas mais freqüentes sobre a questão do sócio futebol, que pode ser acessada a partir do link abaixo:


Esta questão também já foi objeto de dois posts aqui neste blog, a partir do levantamento que a Associação Nacional Tricolor de Coração realizou entre os planos sócio-futebol dos principais clubes do Brasil:




Assim, cabe neste momento declarar que a ANTC apóia integralmente a proposta, entendendo que esta vem ao encontro dos anseios de um imenso número de tricolores, seja entre atuais sócios, seja entre torcedores espalhados pelo Brasil e no exterior que até hoje anseiam pela oportunidade de se tornarem eles, também, sócios.

Entendemos que a proposta do sócio futebol vem atender a 3 pontos relevantes:

- Permitir aos torcedores do Fluminense uma forma de freqüentar os jogos, treinos e outras atividades do time de futebol, garantindo o direito e prioridade de compra de ingressos, consolidando o processo que já foi implantado de Opt-in através de um site na Internet.
Esta forma de aquisição de ingressos certamente ordena o processo, evitando, reduzindo ou inibindo a ocorrência de cambistas ou distribuição direcionada de ingressos, de tão nefasta memória, tendo seu ápice ficado na lembrança da final da Libertadores de 2008.

- Garantir ao Fluminense ampliar suas receitas, através do pagamento das mensalidades e de um esperado aumento na renda de bilheteria. A tomar como exemplo a experiência de outros clubes brasileiros e, amparados por estudos realizados, devemos esperar que o plano de associação alcance, a médio prazo, um número acima de 30 mil sócios-futebol, que gerarão uma receita próxima a um milhão de Reais mensais, contribuindo no grande esforço que vem sendo empreendido para a reestruturação financeira do clube.

- Democratizar o processo de escolha do Presidente do Clube, através da garantia de voto aos sócios-futebol, por considerá-los igualmente interessados e capacitados a escolher o dirigente máximo do Fluminense, responsável pela condução do mais tradicional clube de futebol do país. Tal prerrogativa já foi identificada como fundamental para fidelizar o sócio-futebol, que já não verá sua associação como um simples contrato de prestação de serviços de compra de ingressos, mas como um instrumento de participação na condução de seu clube de coração.
Cabe lembrar que, a partir das contribuições dos representantes dos diversos grupos políticos, foi determinado que o prazo de carência para garantir o direito de voto ao sócio-futebol é de 24 meses ininterruptos e que não será permitido ao associado nesta categoria candidatar-se ao conselho deliberativo.

Sabemos que a aprovação destes pontos no novo estatuto é apenas o início do processo, já que ainda será necessário estabelecer o funcionamento do plano sócio-futebol, divulgá-lo, implantá-lo e administrá-lo, sendo provavelmente necessário realizar os ajustes e aperfeiçoamentos naturais. A missão e a responsabilidade, porém, são grandes, porque envolvem uma enorme expectativa tanto dos torcedores quanto da administração do clube. A Associação Nacional Tricolor de Coração continuará presente e disposta para contribuir neste desafio, na certeza de que o sócio-torcedor é uma necessidade.

Um comentário:

  1. muito boa discussão. Acho que o plano Sócio-Futebol é fundamental para o clube, mas tem que ser muito bem conduzido e administrado, porque o peso de uma adesão abaixo do esperado será difícil de reverter. Se o Grêmio tem 50 mil sócios e o Coritiba 30 mil, o Fluminense também tem que conseguir um número semelhante. Para isto, o plano tem que ser bem elaborado e oferecer mais do que apenas desconto para a compra de ingressos.

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